HISTÓRICO



A Coletiva Trajetórias Feministas é um grupo de Teatro da Oprimida que iniciou suas atividades em abril de 2012 objetivando o estudo das opressões vividas pelas mulheres negras, o feminismo e a homoafetividade. Durante este ano de 2012 foram experimentadas algumas das técnicas do teatro do oprimido, desenvolvidas por Augusto Boal: teatro imagem, teatro jornal, teatro invisível e teatro legislativo.

Em 2013, com a mudança das integrantes do núcleo, o grupo se consolidou como uma coletiva a fim de experimentar com mais profundidade outra técnica de TO, o teatro-fórum.

Desse modo, as pesquisas foram mais direcionadas às relações entre trabalho doméstico e opressão de gênero, dando início à criação da peça Relaxa aí e faz o meu almoço.



A partir desta experiência, a coletiva começou a apresentar o espetáculo primeiramente como ensaio aberto em espaços alternativos de militância e participando de debates acerca desta temática.


APRESENTAÇÕES - 2013

-Rede Ecumênica da Juventude – REJU/SP – Religião e violência contra a mulher – 16/03/2013 – performance Lata D’água na cabeça

-Festival Multiartístico de Poá/SP – 15/05/2013 - apresentação da peça Relaxa aí e faz o meu almoço

-Participação na V Feira Paulista de Teatro d@ Oprimid@ e Arte Popular – Guarujá: 30/05 a 02/06/2013 – apresentação da peça Relaxa aí e faz o meu almoço

-Rede Ecumênica da Juventude – REJU/SP – Religião e Homoafetividade – 21/06/2013 - apresentação de cenas: Cápsulas de tolerância e jogo Sim, mas

-12ª Festa do Rosário da Penha de França/SP – 29/06/2013 - apresentação da peça Relaxa aí e faz o meu almoço

-Rede Ecumênica da Juventude – REJU/SP – Diálogo sobre Gênero e Religião com Ivone Gerbara – 03/08/2013 - Jogos A princesa e o dragão e Sim, mas

-Kiwi Cia. De Teatro – 21 e 22/09/2013 - apresentação da peça Relaxa aí e faz o meu almoço

-FMU/Serviço Social – Semana do Serviço Social – 17/10/2013 - Jogos “Máquina do aborto”, “Sim, mas”

-Cia. Livre de Teatro – Satyrianas – 15/11/2013 - apresentação da peça Relaxa aí e faz o meu almoço

No ano de 2014 o grupo se volta para os estudos teóricos e militâncias feministas, bem como imersões das técnicas de TO, buscando desenvolver particularidades do debate de gênero nos jogos e exercícios que compõem o arsenal do teatro do oprimido. Neste mesmo ano participa também do III Encuentro Latinoamericano de Teatro del Oprimido, realizado em março, na cidade de La Paz, Bolívia.


Em 2015, a coletiva segue seus estudos e ministra oficina de Introdução ao Teatro da Oprimida no final do ano, com carga horária de 30 horas, em São Paulo - cidade de residência da coletiva. Ainda em dezembro ministra breve oficina de Teatro das Oprimidas - Práticas Lesbofeministas, a partir da pesquisa de Bárbara Esmenia. Participa também do I Festival Internacional Magdalenas (festival de mulheres praticantes de TO), realizado na cidade de Puerto Madryn, na Patagônia, Argentina.


No ano de 2016, a coletiva inicia processo de uma nova peça de teatro fórum que no momento segue em construção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário